sexta-feira, 25 de junho de 2010

Prefeitura de Marília (SP) infringe leis de proteção animal em canis públicos

Prefeitura de Marília (SP) infringe leis de proteção animal em canis públicos

25 de junho de 2010

Quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade. A prefeitura municipal de Marília administra dois Canis Públicos, mas infringe a legislação federal e estadual, no que tange o respeito à vida dos animais que lá residem. Em atenção às denúncias de entidades de proteção animal que atuam na cidade, o deputado Feliciano Filho designou dois assessores, que estiveram no local entre os dias 11 e 14 de maio.

Foto: Reprodução/Feliciano Filho
Captura indiscriminada de animais e ausência de programas de castração, identificação e adoção. A realidade, confirmada pela assessoria parlamentar em ambos os canis administrados pela prefeitura, aponta o descumprimento da Lei Estadual 12.916/08, criada por Feliciano.
Os assessores constataram também:
- Ausência de proteção contra o frio e a umidade;
- Animais sadios misturados com os doentes;
- Adultos e filhotes dividem o mesmo espaço;
- Oferta de ração de péssima qualidade misturada com restos de comida;
- Muitos comedouros e bebedouros vazios.
As observações apontam infração das Leis Federais, que protegem os animais contra crimes de maus-tratos.

Foto: Reprodução/Feliciano Filho
Um dos cães, segundo a assessoria parlamentar, apresentava um tumor que expelia pus e carecia de tratamento. Conforme informações fornecidas por um funcionário do local, o animal nunca havia sido medicado, desde quando foi capturado. O funcionário disse, inclusive, que as visitas do veterinário responsável acontecem apenas esporadicamente.
Os assessores de Feliciano reuniram-se com o responsável técnico pelo setor de Zoonoses, Dr. Lupercio Lopes Garrido Neto, que negou a veracidade das informações fornecidas pelo funcionário do Canil. Segundo Lupércio, o cachorro com tumor é observado diariamente e possui laudo comprobatório. Apesar da justificativa do responsável técnico, a situação do animal era tão grave que uma representante da entidade protetora UPAM encaminhou-o à uma clínica veterinária para cuidado imediato.

Foto: Reprodução/Feliciano Filho
A Secretaria de Saúde de Marília foi advertida pelas infrações cometidas. A assessoria parlamentar colocou-se à disposição para sanar quaisquer dúvidas que ajudem a Administração Pública a adequar os canis às legislações vigentes.
Para conferir o relatório completo dos assessores, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário