Esperar prá ver seu cachorro ou gato começar a se coçar pode significar ter uma infestação em casa difícil de resolver. O primeiro passo pra evitar todos esses problemas com pulgas é simples: basta examinar regularmente seu cachorro ou gato pra ver se há algum sinal de pulga.
E como saber com certeza se seu cachorro ou gato está ou não com pulga?
É possível ver pulgas na pele, repartindo-se o pêlo, principalmente próximo à base da cauda. Mas em geral não é fácil encontrá-las. Portanto, a melhor maneira é procurar suas fezes, ou seja, pequenos pontos pretos na pele do animal que são na verdade sangue seco excretado pelas pulgas.
- Penteie o pêlo do seu cachorro ou gato sobre um papel ou pano de cor clara e verifique se cai algum ponto preto como descrito acima.
- Se você vir algum pontinho preto, coloque-o num pedaço de papel ou pano molhado e veja se ele se dissolve numa mancha de cor vermelha ou marrom. Se isso acontecer, seu cachorro ou gato está com pulga.
- Se você não vir nenhum pontinho preto e seu cachorro ou gato ainda estiver se coçando ou perdendo pêlo, consulte seu veterinário.
Se seu cachorro ou gato tem pulga, é importante enfrentar todo o problema e não apenas as pulgas adultas. A melhor estratégia é utilizar um programa de controle integrado de pulgas recomendado pelos médicos veterinários. Para isso, adote a seguinte medida para o controle eficaz desses parasitas:
- Proteja seu pet e sua casa: trate seu cachorro ou gato com um produto que contenha uma substância que mate as pulgas adultas e que impeça o desenvolvimento de seus ovos e larvas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário