terça-feira, 25 de maio de 2010

Segundo Passo com o seu filhote

O SEGUNDO GRANDE PASSO é a adaptação do filhote á sua nova família. É importantíssimo que este filhotinho tenha tempo para se ajustar a sua nova família, e que nós tenhamos paciência para não começar a colocar pressão demais sobre o pequeno. Alguns donos planejam que seus cães durmam sozinhos durante a noite. Alguns vão dormir trancados na cozinha, ou na área de serviço, outros vão dormir do lado de fora da casa, ou presos em um canil.

Se for este o seu desejo deixe, pelo menos, que o filhote durma durante a primeira semana ao lado da sua cama, ou junto de algum outro membro da família. Mesmo que a gente tenha que acordar algumas vezes para levá-lo até o jornal, esta é uma prática que será recompensada. Filhotes costumam chorar muito durante as três primeiras noites, pois se sentem muito "abandonados", já que saíram da companhia da mãe e dos irmãos, além da casa e família humana que eles conheciam e se sentiam seguros, para ir morar com pessoas totalmente estranhas. Se você põe o filhote para dormir com você, ele até pode chorar um pouquinho, mas o peludo vai se sentir muito mais seguro e apegado à sua nova família se puder passar a noite juntinho, do que se ele tiver que enfrentar a noite toda só.

E depois quando eu tiver que colocar para fora, o bicho não vai gritar e espernear? Vai! Mas ele vai sofrer muito menos, pois já estará mais acostumado ao seu novo lar. Deixar o filhote dormir com vocês vai diminuir as chances dele se tornar ansioso, destruidor, latidor e medroso quando ele tiver que ficar sozinho em casa. Alguns produtos vão ajudar o filhote a superar com maior facilidade este período transitório.

Outro "engano" que as pessoas cometem é forçar logo na primeira semana o filhote a fazer xixi e cocô no lugar certo. Veja bem, eu não estou dizendo que o filhote não deva ser ensinado e encaminhado ao jornal. Isso é bom, importante e positivo. O que não devemos fazer é bater, esfregar o focinho, deixar trancado, ou de castigo, um filhote que acabou de chegar e que ainda não tem laços fortes conosco. Excesso de pressão nesta fase (e não vamos esquecer que a primeira fase do medo ocorre normalmente entre a 7ª e 11ª semana de vida do filhote), pode deixar seu filhote arredio, fazendo xixi e cocô escondidos, para o resto da vida, pode fazer com que o filhote passe a comer seu próprio cocô para esconder "a prova do crime" (embora filhotes possam comer seu próprio cocô por outros motivos), ou pode simplesmente tornar o seu filhote em um bicho que está sempre assustado e nervoso.

Para ajudar o filhote a fazer xixi e cocô no lugar certo é preciso MUITA supervisão, durante o dia todo. Para nos ajudar a manter a casa mais limpinha podemos usar o Papel Obedience, ou o Limpet Pads que tem fitas adesivas para não sair voando no vento e para desestimular seu filhote a puxá-lo para um cantinho e picar, pedacinho por pedacinho. Aliás, se você usa jornal em uma área que venta muito, experimente manter o jornal grudado no chão, fazendo uma "moldura" do tamanho da área que você quer que seja usada como banheiro (seja generoso com o seu bichinho), com tubos e curvas de PVC. Encha os tubos com areia, para eles ficarem mais pesados e segurar o jornal sem problemas. A moldura de PVC é também uma ótima referencia visual para o seu filhote aprender mais rápido a usar uma área restrita. Além disso, a moldura de PVC pode ser lavada todos os dias, sem ficar estragada por isso.

Um portãozinho como a Grade para Portas Tubline ajuda a manter o peludo em um lugar restrito, sem que ele se sinta isolado ou aprisionado, diminuindo consideravelmente a ansiedade provocada por portas maciças fechadas.

Se o seu filhote já tem o hábito de brincar ou comer as próprias fezes, você pode tentar usar uns comprimidos feitos de produtos naturais e totalmente seguros para o seu filhote chamado Anti-Coprofágico Coprovet (antigo Deter), que deixa um sabor desagradável nas fezes do seu filhote. Parece incrível que seja preciso adicionar qualquer coisa para tornar um cocô com gosto ruim, né? Mas a verdade é que as fezes não são nojentas para os cães.

E finalmente, ainda para ajudar a manter a nossa casa limpinha e cheirosa, temos o Enzimac e o Repell Pet, onde um produto limpa, e o outro coloca um cheirinho de citronela, que ajuda a manter os peludos afastados dos locais tratados com este produto.

Fonte:
Cláudia Pizzolatto

Nenhum comentário:

Postar um comentário