sábado, 7 de janeiro de 2012

HÁ UM CÃO PRA CADA DONO OU UM DONO PRA CADA CÃO?


HÁ UM CÃO PRA CADA DONO OU UM DONO PRA CADA CÃO?

Se você é uma pessoa tranqüila, escolha um Beagle como mascote. (Istockphoto, DCI)
De caça ou de guarda, pequeno ou grande, inquieto ou tranqüilo? Cada raça canina têm suas características e alguma delas se ajustará à sua personalidade e estilo de vida. Verifique.

A boa educação

Junto com o prazer de ter um cachorro de estimação, existem normas importantes para assegurar um convívio sadio. Em termos gerais, a partir dos cinco meses um cão está em condições de socializar-se. "Para desenvolver melhor seu comportamento, é necessário desencorajar a bisbilhotice, ou seja, acostumá-lo aos odores, ruídos, pessoas, espaços distantes da casa onde vive", explica o veterinário Cláudio Piaggio. Também é a idade ideal para começar a educá-lo com relação às normas de alimentação e higiene, do espaço onde deve dormir, que objetos pode morder, com o que pode brincar, a quais companhias deve adaptar-se, como deve comportar-se na rua. Além disso, um adestramento de obediência é muito útil em algumas raças, embora "o ideal é que o cão seja adestrado em companhia do dono, e que aprenda com base nas recompensas e não do medo", esclarece o especialista.

Conselhos práticos

Quanto tempo por dia você pode dedicar ao seu mascote ou quanto do seu tempo livre quer passar com ele, além do orçamento de que você dispõe são elementos a considerar na hora de escolher um cachorro. Um dogue alemão é um ótimo cão de companhia, bondoso, inquieto, carinhoso com os donos e fácil de adestrar, mas precisa de espaço e passear duas ou três vezes por dia; além do que, é complicado transportá-lo de carro e ainda pior deixá-lo sozinho em casa se você viajar. Como ele, qualquer raça de grande porte resulta em despesas maiores com alimentação e cuidados. Se você gosta da tranqüilidade, não tenha dúvidas: escolha um beagle, que será um companheiro fiel faça chuva ou faça sol. Mas se gosta de ação, um agitado e simpático Boxer será seu companheiro ideal.

Tal e qual

A combinação entre donos e mascotes é tão variada quanto os indivíduos e animais que existem. É o animal que acompanha o homem desde sempre e que proporciona companhia e proteção. Na casa, o cachorro faz parte da família, um ser que cresce e compartilha cada momento da vida. Por isso, os especialistas ressaltam a importância de criá-los com responsabilidade e afeto. Cuidar do calendário de vacinas e dos cuidados veterinários, da higiene e da alimentação correta é fundamental para garantir uma convivência feliz com o mascote que você escolher para ser seu companheiro de todos os dias.


Fonte: http://discoverymulher.uol.com.br/relacoes/pets

Nenhum comentário:

Postar um comentário