terça-feira, 27 de abril de 2010

Como criar cães em apartamentos e condomínios

Por Ayrton Mugnaini Jr., especial para o Yahoo! Brasil

O bem-estar do canino...
Embora raças caninas de pequeno porte sejam famosas como "cães de apartamento", até raças enormes, como o Akita, podem viver muito bem, mesmo "engavetados" - desde que não fiquem enfiados na "gaveta" o tempo todo. Quem vive bem em gaiola é passarinho, e ainda assim a gaiola é grande proporcionalmente ao tamanho do bicho.
Seja qual for a raça, porte ou idade do peludo, ele precisa de, no mínimo, um passeio diário; quanto mais ele se espalhar em pátios, quintais ou praças, melhor - ainda mais se o apartamento for realmente pequeno e a área de serviço for do tamanho de uma unha, apropriado só para o aconchego da hora de dormir. Afinal, como diz a canção, uma casa não é um lar, e para um canino doméstico o mais importante não é a casa, e sim a(s) pessoa(s) que mora(m) com ele.
Melhor viver num "apertamento" com um dono ou dona presente que abandonado numa mansão. Tudo tem seu lado bom: sem a comodidade de um quintal grande, o peludo de apartamento sai à rua para estirar a musculatura e ganha mais oportunidades para conhecer novos ambientes, ares, pessoas e brincadeiras.
Como relata o estadunidense Stacey Midge: "Quando nos mudamos de uma grande casa no campo para um apartamento pequeno na cidade, minha cadela passou por um período significativo de ajustes. Ela não estava acostumada com o barulho e o tráfego da cidade, e ela descontou a ansiedade no meu tapete! Mas com o tempo ela se adaptou às mudanças de espaço e sons - talvez bem mais rapidamente do que se ela tivesse sido dada a uma nova família caso eu tivesse achado que não poderia mantê-la nestas condições. Os sacrifícios de tempo e limpador de tapete valeram muito a pena para nós dois."
Por falar em dono(a) presente - e eu sei que é teu caso - , é preciso estar atento: caninos de grande porte ou em fase de crescimento estão sujeitos a displasias, ou seja, má formação nas articulações que podem causar até atrofias musculares.
Exercício moderado é um dos melhores tratamentos para displasias (além de evitar que o peludo enfrente pisos escorregadios). Mais um motivo, portanto, para o canino dar uma de Gonzagão, ou seja, descansar em casa e morar no mundo.
De tão óbvio, é sempre bom lembrar: pelo menos uma vez por dia limpe o cocô e xixi dos peludos, além de varrer os pêlos que eles adoram deixar por aí de vez em quando.
...e o bem-estar dos vizinhos
Tanta gente tem reclamado de cães em condomínios que surgiu a lenda de que aqueles estão, pura e simplesmente, proibidos de viver nestes. Na verdade, o que a lei (nada menos que a Constituição Federal, desde 1988) proíbe é o mau trato aos animais e qualquer ato que comprometa o bem estar dos vizinhos. (Sem falar que não falta gente que, como Cyro Aguiar canta, "só se realiza quando abre a boca para reclamar", seja de cães, de crianças, de música, de silêncio, do calor, do frio, da Lua ou do Sol.) Mais detalhes sobre a legislação para bichos em condomínios aqui.
De modo que o canino não só pode residir numa boa com seu dono em condomínio, como também deve ser educado para não latir fora de hora (ainda falaremos sobre isso), não fazer suas necessidades em locais indevidos (idem), muito menos atacar quem mal acabou de conhecer (sobre isso já falamos).
A lei assegura ao cidadão o direito de viver em seu apartamento com mais de um cão - desde que dentro do bom senso em termos de comodidade e asseio para todos, cuidando inclusive de banho, tosa e vermifugação regulares e da medicação acaso necessária. (Lembrei-me de um saudoso primo de minha mãe que mantinha em seu apartamento quatro cães de pequeno porte, incluindo um Chihuahua que confirmava a reputação de ferocidade normalmente dada aos pobres Pitbulls.)Você já deve ter se lembrado daquelas duas ilustres palavrinhas feitas uma para a outra: "posse responsável". O cão só deve andar de coleira e focinheira pelas dependências comuns do condomínio se for feroz e de grande porte. Sim, qualquer canino pode e deve usar o elevador (mas somente o de serviço), especialmente se tiver algum problema de saúde e/ou estiver idoso.
Obviamente, o canino, bravio ou não, deve estar sempre limpo, o que beneficia não só o ambiente, mas também a ele próprio. Não se esqueça de limpar toda a sujeira que o cão fizer, nem de assumir os danos que ele acaso causar. Inclusive, como já lembramos e noutra ocasião iremos comentar melhor, eduque-o para não latir sem motivo das dez horas da noite às seis da manhã.
Não seja um condômino dono de bicho antissocial ou alienado, daqueles que só põem a culpa no governo, mas não fazem a parte que lhes compete.
Participe regular e ativamente das reuniões e assembleias, não deixando que decidam nada - inclusive coisas ilegais como proibição sumária da presença de animais domésticos - sem seu conhecimento. Aos mais implicantes, mostre as carteiras de vacinação em dia e argumente que os condôminos peludos podem até contribuir para a segurança do lugar - inclusive diminuindo a carga de trabalho do zelador!
Ótimo lembrador que sou, e ainda em clima de ano novo, penso ser oportuno lembrar de meu "Reveião do Milênio", que passei em Búzios com uma trinca de gatinhos recém-nascidos órfãos de pai e mãe, e que precisei levar comigo de São Paulo.
Obviamente, condomínios não podem proibir bichos de estimação, mas pousadas e hotéis reservam-se esse direito. Como sempre digo, verifique se aceitam hóspedes consideravelmente mais peludos que Tony Ramos. Antes de viajar, telefonei para a pousada que aluguei e expliquei a situação. Responderam "Ahn... tudo bem, mas o senhor é o responsável." No fim, adivinhem: tive de "lutar" contra o pessoal da pousada, que queria os gatinhos de presente...

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Relação entre comida e saúde de cão





chow chowEnquanto houver muitos modos para mostrar nosso amor por nossos cachorros, nada é mais extraordinário do que o cuidado da saúde e bem-estar deles. Fazendo assim, nós temos que estar atentos ao que eles comem. Assim, nós temos que estar atento da comida que eles comem. Como donos de cães responsáveis, é nossa responsabilidade ter certeza que nossos animais têm a nutrição certa e todos os nutrientes essenciais que eles precisam para o crescimento e desenvolvimento. Além disso, nós também deveríamos ter certeza que estas comidas são seguras e saborosas o bastante para atrair os apetites de nossos cachorros.

Nós sempre queremos o que é o melhor para nossos cães. No caso de achar a melhor comida para pet disponível no mercado, a tarefa é entretanto bem simples, mas requer bastante conhecimento. Como donos de cachorro, nós deveríamos investir uma quantia considerável de esforço nos educando nas qualidades que nós deveríamos procurar em uma comida de cachorro. Deste modo, nós podemos estar seguros que nossos cachorros podem adquirir a melhor nutrição. Há muitas comidas disponíveis no mercado e on-line, embora, nós temos que ter consciência que alguns deles não são bons para nossos cães. A baixa qualidade do alimento traz falsas  reivindicações no valor nutricional.

Porém, estas comidas podem causar efeitos colaterais que podem conduzir mais adiante a condições sérias e problemas. Ficou mais aparente agora que achando os melhores produtos de cachorro, nós temos que dar mais importância à qualidade em cima do preço. O preço da comida para nossos cachorros nunca deveria ser um assunto se nós quisermos dar-lhes o melhor. Comidas de qualidade para nossos cachorros podem nos garantir com a quantia necessária de nutrição e todos os nutrientes essenciais que podem endereçar as saúdes e exigências dietéticas de nossos animais. 
Melinda Smith

É hora de comer.



A energia sem fim do seu novo filhote provavelmente só será menor que seu apetite sem fim. Ele adora comer. E imagine por quê. Em apenas um ano, ele alcançará quase todo o peso que terá para o resto da vida. Por isso, O alimento que você oferece para ele em seus primeiros meses de vida fará toda a diferença. Se você quer que ele seja um adulto forte e saudável, deve ter certeza que o alimento que está oferecendo contém a quantidade exata de nutrientes e vitaminas essenciais que ele precisa para crescer feliz e saudável. A PEDIGREE® tem passado os últimos 60 anos desenvolvendo alimentos para cães com o sabor e variedade que eles adoram e a quantidade balanceada de vitaminas, fibras e proteínas que eles precisam para viver felizes e saudáveis em todas as fases de sua vida.
É tão completo que você não precisa dar mais nada. Só amor e carinho.
As receitas de nossos produtos são desenvolvidas com base na ciência do centro de pesquisas de WALTHAM, por veterinários loucos por cachorro. Há mais de 60 anos este centro de pesquisas é responsável pelas mais importantes descobertas nas áreas de nutrição e cuidados de cães. Em WALTHAM, centenas de cães fazem parte da família PEDIGREE®, vivendo em um lar cercado de dedicação, respeito, cuidados e, acima de tudo, amor por cachorro. Cientistas, veterinários e criadores reconhecem WALTHAM como a maior autoridade mundial no cuidado e nutrição de animais de estimação. Portanto, alimentar seu cão com PEDIGREE® é oferecer um alimento de altíssima qualidade, desenvolvido com a mais avançada tecnologia em nutrição animal. E tudo isto com um incomparável sabor que proporciona mais prazer e felicidade no dia-a-dia do seu cão.
O que filhotes precisam comer:
- Uma alimentação completa e balanceada com proteína, gordura, carboidratos, vitaminas e minerais, para um crescimento saudável
- Cálcio e fósforo dentes e ossos fortes
- Antioxidantes para aumentar o sistema imunológico e ajudá-lo a combater infecções
- A quantidade ideal de fibras para uma digestão saudável.
O que filhotes gostam de comer:
- Qualquer coisa macia
- Qualquer coisa crocante
- Qualquer coisa com carne
- Qualquer coisa que eles não deveriam comer
- Qualquer coisa
PEDIGREE® Junior
É um alimento especialmente desenvolvido para filhotes, não importa qual o tamanho deles. Sua formulação combina uma nutrição saudável com o sabor que eles adoraram. Vem com uma deliciosa cobertura de molho de carne e nuggets crocantes enriquecidos com leite.
Sua receita contém:
- 25% de proteína de alta qualidade para músculos mais fortes
- Cálcio e Fósforo para o fortalecimento de ossos e dentes
- Alta digestibilidade e fibras para fezes mais firmes e em menor volume
- Nuggets crocantes por fora e com recheio macio enriquecidos com leite
- Complexo de multinutrientes e óleo vegetal para uma pelagem com mais brilho
- Deliciosa cobertura de molho de carne. Muito mais sabor de carne em cada pedacinho
PEDIGREE® Junior Raças Grandes
Os filhotes de cães de raças grandes crescem mais e por mais tempo que os de raças pequenas ou médias. Além disto, após os 6 meses de idade seu crescimento é muito acelerado, o ganho de peso corporal é muito rápido e os ossos precisam desenvolver maior resistência. Por este motivo, PEDIGREE® Junior Raças Grandes foi especialmente formulado para suprir as necessidades específicas desses filhotes.
Sua receita contém:
- 26% de proteína de alta qualidade para músculos mais fortes
- Níveis e equilíbrio de cálcio e fósforo otimizados para o crescimento prolongado dos ossos de filhotes de raças grandes
- Alta digestibilidade e fibras para fezes firmes e em menor volume
- Nuggets crocantes por for a com recheio macio enriquecidos com leite
- Deliciosa cobertura de molho de carne. Muito mais sabor de carne em cada pedacinho
- Complexo de multinutrientes e óleo vegetal para uma pelagem com mais brilho.
Para que a hora de comer seja sempre uma diversão, mas sem abrir mão de uma alimentação 100% completa e balanceada, PEDIGREE® Junior também pode ser encontrado nas versões lata e sachê. São alimentos completos, sem conservantes, que suprem todas as necessidades do seu filhote com uma explosão de sabor e diversão. Além disso, você pode serví-los sozinhos ou misturados com o alimento seco, seguindo a orientação indicada no guia alimentar.
PEDIGREE® Júnior Sachê
São filezinhos feitos com carne ao molho cozidos no vapor. Sua humidade natural preserva o sabor que vai fazer seu amigo pular de alegria.
PEDIGREE® Junior em lata
É um alimento úmido em forma de patê com pedaços de carne com tudo o que ele precisa para crescer feliz e saudável. Tem um sabor surpreendente e seu amigo vai adorar.
Pequenos estômagos precisam ser alimentados em pequenas quantidades e com freqüência. Por isso, siga as instruções do guia alimentar indicado para o seu filhote sobre quanto e como você deve alimentá-lo.
Evite sempre guardar restos de comida na geladeira. Caso não utilize todo o conteúdo de PEDIGREE® Júnior Sachê ou Lata prefira descartar o que sobrou ou utilize-os em até 48 horas, conservando-os sob refrigeração.
Não se esqueça de sempre limpar o pote de comida após cada refeição, tirando todos os restos de comida. Você pode utilizar água morna para ajudar com a limpeza, mas nunca utilize detergentes ou outros saponáceos.

A Ciência das Emoções Caninas



Você está convencido que seu cão sorri? Ou talvez você pensa que ele se sente envergonhado quando você descobre que ele urinou no tapete? Descubra se você está certo – ou apenas está humanizando seu cão! Aprenda a ciência atrás do sentimentos de seu cachorro. 

Risada 
Você alguma vez ouviu seu cachorro estar palpitando durante jogo e pensamento soou como um riso? Você poderia ter razão! A pesquisadora Patricia Simonet da Faculdade de Sierra Nevada descobriu aquele certo suspiro, exalações entusiasmadas poderiam ser a versão canina de risada. O time dela trouxe um microfone parabólico para um parque e, de longe, registrou os sons que cachorros fizeram enquanto brincavam. Eles descobriram uma exalação especial que era diferente de arquejo normal. Depois, o time tocou o som para outros cachorros que começaram a brincar depois de ouvir o “riso.” Eles também descobriram que ajudou acalmar  cães de abrigo que estavam debaixo de tensão.
Vergonha Quando você chega em casa e descobre seu cachorro entrou novamente no lixo, você pode achar conforto no fato que seu cachorro “sabe que ele está errado” porque ele esconde de você em vergonha. Infelizmente, caninos não fazem estes tipos de conexões racionais. Ao invés, seu cachorro está apanhando na mudança em sua química e linguagem do corpo e reagindo a isso. Ele sabe que você é chateado, mas ele não sabe por que. 
Ciúme Um pesquisador da Universidade de Viena na Áustria chamado Friederike Range descobriu que cães têm um senso de “jogo justo.” O time dele começou com um grupo de cães que já conheceiam o comando para “tremer” e dar a pata se eles recebecem um petisco ou não. Porém, se eles vissem que outro cachorro recebia um pedaço de comida para o comportamento que enquanto eles não fizeram, eles paravam! Cães não são os únicos que são insultados quando eles não são tratados razoavelmente. Uma experiência semelhante achou que macacos também ficam ciumentos se os semelhantes deles fossem recompensados e eles não. É provável estes comportamentos sejam resultados porque ambos os animais vivem em sociedades cooperativas.
Aflição 
Cães não afligem da mesma forma que os humanos fazem, mas eles sofrem tristeza quando um membro falecer. Se você sofre uma perda, seu cachorro pode reagir exibindo sinais de angústia: perda de apetite, medo, depressão, que dorme muito ou pouco e ansiedade. Em 1996, a Sociedade americana para a Prevenção de Crueldade para Animais administrou um Companheiro Animal Luto Projeto que achou que 66% de cachorros exibiram quatro ou mais mudanças de comportamento depois de perder um pet companheiro. Dê a seu pet tempo para compreender a perda. O estudo achou que a maioria dos cães voltou ao normal depois de duas semanas, mas alguns levaram seis meses. Você pode ajudar mantendo a rotina deles e passando por sua própria aflição. Seu cão terá dificuldade em seguir em frente se você for incapaz. Se você tem medo que estes sintomas podem ser o resultado de doença, leve seu cachorro ao veterinário para ter certeza.
Alegria
Qualquer um que assistiu um cachorro brincar sabe que nossos companheiros caninos têm alegria! O naturalista famoso Charles Darwin notou isso “debaixo da expectativa de qualquer grande prazer, cachorros saltaram e pulam para dentro aproximadamente de uma maneira extravagante, e late para alegria.” Brincar ajuda os animais a construir laços sociais, construir confiança, e aprender a cooperar que pode melhorar as chances deles de sobrevivência. Também afia habilidades cognitivas, de caça e acasalamento.
Cesar Millan

VACINAÇÃO PARA CÃES FILHOTES

60 DIAS - DEVE SER MINISTRADA A 1ª DOSE DA VACINA OCTUPLA
90 DIAS - DEVE SER MINISTRADA A 2ª DOSE DA VACINA OCTUPLA
120 DIAS - DEVE SER MINISTRADA A 3ª DOSE DA VACINA OCTUPLA
1 SEMANA APÓS A 3ª DOSE DA OCTUPLA DEVE SER APLICADA A VACINA ANTI-RÁBICA

HORA DO BANHO!!!

O banho pode e deve ser uma experiência agradável para você e seu cachorro. É importante que você tenha alguns cuidados enquanto o banha ou então leve-o a uma clínica ou pet shop de sua confiança.

  • Passo 1 Escolha um local ventilado, limpo e seguro (para evitar quedas e fugas inesperadas) para banhar seu cachorro.

  • Passo 2 Escove seu cachorro antes de molhá-lo; assim você retira pêlos mortos, nós e sujeiras da pelagem.

  • Passo 3 Tenha cuidado para não deixar cair água dentro dos ouvidos de seu cachorro, o que pode facilitar o aparecimento das otites. Para evitar isso, você pode colocar um chumaço de algodão em cada ouvido, mas não se esqueça de retirá-los ao final do banho.

  • Passo 4 Para evitar desconforto térmico ao cachorro, utilize água de temperatura agradável para banhá-lo.

  • Passo 5 Molhe-o por completo com calma, evitando assustá-lo.

  • Passo 6 Use produtos veterinários de boa qualidade. Existem xampus, condicionadores e sabonetes específicos para cachorros. Consulte seu veterinário e verifique qual produto se adapta às necessidades de seu cachorro.

  • Passo 7 Cuidado para não deixar cair espuma nos olhos e, caso isso ocorra, lave com bastante água.

  • Passo 8 Se seu cachorro tem pêlo médio a longo, não esfregue o xampu de maneira desordenada. Faça movimentos no sentido do pêlo para evitar a formação de nós.

  • Passo 9 Ao usar condicionador, passe-o por todo o comprimento do pêlo, mesmo que seja longo, encaracolado ou cacheado. Após alguns minutos retire o excesso com bastante água.

  • Passo 10 Retire o excesso de água com as mãos e depois seque-o com uma toalha.

  • Passo 11 Se preferir, use um secador (não muito quente) para secar toda a extensão do pêlo, evitando a umidade, pois ela causa mau cheiro e favorece o aparecimento de problemas de pele.
Fonte: Merial Brasil - www.merial.com.br